quinta-feira, 7 de maio de 2009

Relato do 4º Seminário - Sal

No dia 18 de Março decorreu nas instalações da ACPP o 4º Seminário de Gastronomia Molecular. O tema foi “Sal” e nele participou o o Professor Tomasz Boski, professor catedrático da Universidade do Algarve e coordenador do CIMA - Centro de Investigação Marinha e Ambiental, para partilhar os seus conhecimentos sobre Sal.


Para debater este assunto estiveram presentes cerca de 30 pessoas, com formações e actividades profissionais diversas.


O seminário iniciou-se com uma interessante apresentação do Professor Tomasz Boski.

A que se seguiu um animado debate.

Alguns dos participantes levaram amostras de sal com características e origens variadas que houve oportunidade de observar e discutir.

Durante o seminário foi ainda feita uma experiência relacionada com a capacidade do sal para interferir com outros sabores, em particular o amargo, contribuindo para o atenuar. Todos os participantes tiveram oportunidade de experimentar e comparar água tónica e água tónica a que tinha sido adicionado um pouco de sal. Descubra mais sobre ela e experimente fazê-las: http://www.exploratorium.edu/cooking/seasoning/kitchen/activity-quinine.html

Esteve presente no debate Jorge Raiado da empresa Salmarim, de Castro Marim, que falou do seu projecto e ofereceu a todos os participantes amostras de flor de sal e flor de sal temperada com azeitonas e piri-piri.

A Cooking.Lab também levou géis feitos com agar, sal e alguns aromatizantes que permitem a introdução do sal na finalização de pratos com características e texturas diferentes e interessantes.

A conversa, decorreu num ambiente muito informal, houve oportunidade de esclarecer muitas dúvidas e muito se aprendeu.

O tema para o próximo seminário, que terá lugar a 20 de Maio, é "Farinhas".

1 comentário:

Tiago Lopes disse...

fantastico...........parabens-