Houve alguma dificuldade em arranjar cogumelos sem serem de cultura, devido à falta de chuva, pelo que se procurou arranjar uma amostragem diversificada de cogumelos de cultura disponíveis no mercado.
Felizmente, duas participantes, que já tinham estado presentes no seminário anterior, trouxeram uma variedade de cogumelos (uns comestíveis, outros não) e alguns deles eram selvagens. Conseguiu-se assim ter uma amostragem interessante de diversos tipos de cogumelos.
O seminário iniciou-se com uma apresentação do Dr. João Luís Baptista Ferreira, que dedicou cerca de 40 anos da sua vida profissional ao estudo da micologia, sendo um especialista em cogumelos.
Falou-nos das características dos cogumelos e seu ciclo de vida, dos seus nomes científicos e comuns, da riqueza do nosso património micológico e da sua exportação. (ver post “Cogumelos – algumas informações”)
Seguiu-se a Srª D. Maria de Lourdes Modesto que falou dos cogumelos na culinária, sua preparação e formas de os cozinhar (ver post – “Cogumelos em culinária”)
A conversa, decorreu num ambiente muito informal, houve oportunidade de esclarecer muitas dúvidas e muito se aprendeu.
Por exemplo, ficou bem esclarecido que a técnica popular de usar uma colher de prata ou um dente de alho para avaliar a toxicidade dos cogumelos não tem qualquer fundamento. Estes métodos não permitem de forma nenhuma identificar cogumelos tóxicos. Os cogumelos têm um grande potencial em culinária, mas devem ser obtidos de fornecedores que mereçam confiança.
Houve também oportunidade de conversar sobre as características e formas de cozinhar de muitos dos cogumelos que ali tínhamos. O que foi extremamente interessante e enriquecedor.
No final os presentes escolheram o tema para o próximo seminário que terá lugar a 21 de Novembro - "Sal".
Sem comentários:
Enviar um comentário