sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Batatas - algumas curiosidades

2008 foi declarado o "Ano Internacional da Batata" pela ONU (Resolução 60/191 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, de 22 de Dezembro de 2005). http://www.potato2008.org/

A celebração do “Ano Internacional da Batata”, um alimento consumido um pouco por todo o mundo, visa chamar a atenção para a importância da batata – e da agricultura em geral - na resolução de problemas globais incluindo a fome, a pobreza e as ameaças ao ambiente.

Por estranho que pareça a batata é aparentada com o tomate, as malaguetas e o tabaco e são plantas indígenas de regiões húmidas e frias da América do Sul e Central. Há algumas centenas de variedades de batatas, algumas destas espécies são cultivadas há cerca de 8000 anos. Os exploradores espanhóis trouxeram para a Europa, da América do Sul (Peru ou Colômbia), uma espécie, Solanum tuberosum, por volta de 1570. Como as batatas são resistentes e fáceis de cultivar eram baratas e essencialmente consumidas pelos pobres. A sua introdução na Europa está repleta de curiosidades interessantes e a batata acabou por ser completamente adoptada, não só na Europa como um pouco por todo o mundo, e é mesmo o vegetal mais produzido actualmente.
(ver
post “Batata, alimento popular, barato e eficaz”)

A batata, base da alimentação de milhares de pessoa, é um tubérculo – a extremidade de um caule que incha e armazena amido e água e que tem botões rudimentares (os olhos) que podem originar caules e raízes de uma nova planta. O amido existente constitui uma reserva de nutrientes. As batatas são assim concentrados de nutrientes que nos são úteis e têm ainda a vantagem de terem um longo período de conservação. Note-se no entanto que para além do amido a batata é rica numa série de outros nutrientes importantes.

Adaptado de http://www.aprimage.com/aprimage.php?detailmenu=17&page=2&lg=fr
onde pode ser encontrada mais informação sobre os nutrientes existentes na batata.

As batatas maduras são apanhadas no Outono. As plantas são cortadas ou secas e os tubérculos são deixados no solo algumas semanas para “curarem” e ficarem com pele mais espessa. As verdadeiras batatas novas são tubérculos imaturos (fim da Primavera e Verão). Têm muita água e são doces, com relativamente pouco amido e conservam-se pouco tempo.
Já as batatas doces não são verdadeiramente batatas, são uma raiz da Ipomoea batatas, e são nativas do norte da América do Sul. Também há muitas variedades, que vão desde as secas e ricas em amido, comuns nas regiões tropicais, algumas pálidas e outras vermelhas ou púrpura com antocianinas, até às mais húmidas , doces com cores laranja escuro devido ao betacaroteno. No entanto, apesar das semelhanças, não são o mesmo tipo de planta, nem sequer correspondem à mesma parte da planta.

As batatas podem ser armazenadas no escuro durante meses, ao longo do tempo o sabor intensifica-se. Uma acção enzimática lenta gera aromas diferentes a partir dos lípidos das membranas. A temperatura de armazenagem ideal é de 7º-10ºC. A temperatura mais altas podem grelar ou estragar-se. A temperaturas mais baixas o seu metabolismo altera-se e produz açúcares a partir do amido.

Sem comentários: