Nas batatas cerosas o teor de amido é menor, e o de água mais elevado. As células vizinhas ligam-se quando cozinhadas, o que lhes dá uma textura mais húmida, densa e sólida que permite manter os pedaços intactos. São batatas adequadas para gratinados e saladas e para obter umas bonitas batatas cozidas.
Da mesma forma os americanos e os ingleses gostam de fazer puré com batatas farinhentas, fica um puré mais fofo, enquanto que os franceses gostam de fazer o puré com batatas cerosas, ficando este com uma textura bem diferente.
- Faça uma solução de sal de cozinha em água a 10% (100g de sal por cada litro de água, o sal deve ficar bem dissolvido).
- Ponha as batatas cujo tipo quer determinar dentro da tigela. Se uma batata for ao fundo, significa que é mais densa do que a água com o sal, ou seja que tem um teor de amido elevado e portanto será farinhenta.Se flutuar, tem um menor teor de amido e é uma batata cerosa.
Como se pode ver umas flutuam e outras vão ao fundo.
Para confirmar, descascámos as batatas e cozemo-las, durante o mesmo tempo, em tachos separados. A cozedura não foi feita nas condições ideais, o lume estava demasiado alto e com a conversa animada esquecemo-nos delas e cozeram demais... de qualquer forma deu para ver a diferença, e até para a provar:
As farinhentas (que foram ao fundo)
As cerosas (que flutuavam)
Leitura adicional:
http://www.ag.ohio-state.edu/~news/files/chowpotatoes.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário