sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Gelatinização do amido

O amido é um hidrato de carbono constituído por longas cadeias em que moléculas de um açúcar, a glucose, estão ligadas umas às outras. Grosso modo podemos dizer que se assemelha a um colar com contas todas iguais. É muito comum no reino vegetal e tem funções de reserva de energia e nutrientes (é uma forma eficiente de armazenar a glucose). Ocorre essencialmente em raízes, bolbos, tubérculos e sementes.

O amido consiste de dois tipos de moléculas que ocorrem em proporções variáveis, consoante a fonte de amido: a amilose uma molécula linear, com cerca de 1000 a 2000 unidades de glucose por cadeia, que enrola em hélice; e a amilopectina um polímero formado por cem mil a um milhão unidades de glucose por molécula e altamente ramificado.

Representação esquemática da amilose

Representação esquemática da amilopectina

O teor de amilose e amilopectina de um amido determinam os resultados obtidos quando este é cozinhado.

O amido nas plantas ocorre geralmente em grânulos, em que as moléculas de amilopectina se dispõem de uma forma bem organizada, e que contêm também as moléculas de amilose.

Grânulos de amido com origem diferente têm formas e tamanhos diferentes.

Os grânulos de amido resistem às nossas enzimas digestivas. Ao cozinharem-se alimentos com amido destrói-se a estrutura dos grânulos. Ocorre um processo que se chama gelatinização, que torna o amido digerível, sendo portanto os alimentos com amido cozinhados muito mais nutritivos.

O amido não é solúvel em água fria. Porém, quando a suspensão de amido em água é aquecida a água começa a penetrar nos grânulos e estes incham. À medida que o aquecimento prossegue, os grânulos incham cada vez mais, pois mais água penetra neles, e a sua estrutura vai sendo alterada. Se houver água suficiente, acabam por rebentar obtendo-se uma dispersão viscosa que pode formar um gel. Ao processo em que a água penetra nos grãos de amido e modifica a sua estrutura chama-se gelatinização do amido.

Um teste importante para detectar a presença de amido é a adição de iodo, I2, castanho, que na presença de amido dá uma cor azul escura intensa. Tal acontece porque o iodo se aloja no interior das hélices de amilose, ou das hélices formada nas partes lineares da amilopectina.
Experimentem deitar uma gota de tintura de iodo numa rodela de maçã (rica em celulose)e numa rodela de batata (rica em amido).

15 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom.Bem explicado,esquematizado, boas fotos. Parabéns

Anónimo disse...

O texto está muito bem redigido e desta forma esclarecedor. Parabéns

Anónimo disse...

obrigada pelo esclarecimento e estas de parabens porque o texto esta redigido para ser compriendido por todos.

Anónimo disse...

Parabéns!!! bem explicado, me ajudou muito...ficou muito bom a matéria!!!

Diane disse...

Amei sua explicação sua apresentação esta otima parabêns

Unknown disse...

muito bom o texto.fiz uma experiência com o iodo e não sabia por que em alimentos cozidos ele escurecia mais rápido.mas depois desse texto qualquer um aprende.
parabéns...

Bela Xanthy disse...

Mto bom bem esclarecedor adorei Bjos

Anónimo disse...

Parabens pelo trabalho, muito bem explicado!

Anónimo disse...

Muito esclarecedor e direto!! me ajudou... Obrigada e parabéns :)

Steffany de Castro Lopes

Anónimo disse...

Excelentes explicações e exemplificações, me ajudou muito! Obrigada!

Anónimo disse...

Obrigada pelo conteúdo!

Anónimo disse...

Boa noite
Fiz um concurso, e uma das alternativas dizia que o processo de gelatinização reduz a concentração de glicídios do cereal.
Gostaria de confirmar se isto é verdade.
Grata.

C ao Cubo disse...


O processo de gelatinização do amido aumenta a biodisponibilidade dos glícidos. De facto o amido antes de ser gelatinizado não pode ser metabolizado. depois de gelatinizado então podemos metabolizar os glícidos que o formam.
Uma perda possível é quando se cozem alimentos com amido em água e depois se descarta a água, nesse caso parte do amido passará para a água e perde-se.

Anónimo disse...

Parabéns! melhor expliçao vista.

Juliana disse...

Parabéns pela explicação!!
Eu gostaria de saber exatamente a fonte das imagens, se foi retirados de livros, artigos... Poderia me enviar as referências por e-mail? É para o meu trabalho de mestrado: jujuh.l.almeida@gmail.com

Obrigada!!